segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exemplo de Acessibilidade no transporte público na cidade de Araucária PR


CMTC implanta projeto piloto de acessibilidade em linhas do Triar

A Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Araucária (CMTC) tem voltado sua atenção para usuários com necessidades especiais ou baixa locomoção. Com esse objetivo é que tem sido estudados mecanismos que facilitem o acesso, nos pontos de ônibus, do passageiro com deficiência visual ao Transporte Integrado de Araucária (Triar).
Foi assim que a Companhia tomou conhecimento de um sistema inovador, implantado em poucas cidades brasileiras e que facilita muito o dia a dia das pessoas cegas que costumam pegar ônibus sozinhas. Trata-se de um sistema de rádio-comunicação, que leva o nome de seu inventor Dácio Pedro Simões (DPS) e a data do primeiro protótipo criado (2000).
O sistema é composto por um transmissor pequeno (do tamanho de um celular) que fica com a pessoa com deficiência e um receptor, que vai instalado nos veículos do Triar e possui uma antena e uma caixa de som. O passageiro seleciona a linha que deseja tomar, quando o veículo estiver à cerca de 100 metros do ponto o receptor vai identificar o sinal e avisar o motorista por meio de bips, e assim que o ônibus chegar no ponto o aparelho vai anunciar o número da linha (mensagem de voz) para que a pessoa cega possa se orientar.
“O prefeito Zezé nos pediu para que pesquisássemos alguma tecnologia que pudesse facilitar o acesso dos deficientes ao transporte público. Foi assim que descobrimos o DPS 2000. Em maio enviamos nossos técnicos para conhecer o funcionamento do sistema no município de Jaú (interior de São Paulo), onde toda a frota já tem o equipamento instalado. Então conversamos com a diretoria do Centro de Atendimento Especializado na Área Visual (CAE-AV) para ver se eles tinham interesse em testar o sistema com seus alunos. Foram escolhidos cinco voluntários cegos ou com baixa visão que utilizarão o rádio-comunicador, a princípio, nas linhas 22-Gralha Azul, 23-Santa Regina, 24-São Francisco e 25-São Sebastião”, detalhou o diretor Operacional da CMTC, José Luiz Lautert.
Vale destacar que no caso de aprovação do sistema pelos participantes do projeto piloto, todas as pessoas com deficiência visual do município terão acesso ao DPS 2000 que, por sua vez, poderá ser instalado em todas as linhas do Triar até o final do ano.
Treinamento
Na sede da Viação Tindiquera, foi realizada a instalação do equipamento nos ônibus e o treinamento com motoristas, gestores de transporte e com os usuários do novo sistema.
O DPS 2000 está licenciado para a empresa Geraes Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento, fabricação e instalação do produto. “O sistema funciona na cidade de Jaú desde 2010, onde 100% da frota já possui o aparelho instalado. Este ano, o Rio de Janeiro e Niterói já experimentaram o sistema, e Araucária será a quarta cidade a fazer essa experiência piloto. Nós ficamos impressionados com o empenho e a agilidade da CMTC e da Viação Tindiquera. Tem menos de dois meses que eles fizeram o primeiro contato conosco e a implantação do sistema já está virando uma realidade. É muito bom saber que existem cidades progressistas como Araucária e estamos torcendo para que, em breve, toda a frota do Triar esteja equipada com o DPS”, destacou Adriano Rabelo Assis, um dos diretores de Desenvolvimento da Geraes Tecnologia.
Já no treinamento, os alunos do CAE-AV se mostraram muito otimistas com o projeto. Este foi o caso de Lucília Pereira Carvalho, de 30 anos, é cega e moradora do bairro Shangri-lá. Ela costuma se locomover sozinha para várias regiões da cidade de ônibus e aprovou a ideia. “Às vezes, dependendo do lugar onde eu estou, sou obrigada a ir para a Rodoviária para pegar o ônibus que vai para meu bairro. Agora, com esse aparelho, só apertando um botão, eu vou poder pegar meu ônibus sozinha em qualquer ponto, não vou mais ficar preocupada e nem depender de alguém para me avisar", observou Lucília.

Um comentário:

  1. Olá Jaqueline, louvável a iniciativa do poder público em oferecer o recurso e facilitar a "vida" das pessoas com Deficiência Visual.
    Interessantíssima sua postagem.
    Abraços
    Cíndia

    ResponderExcluir