sexta-feira, 25 de maio de 2012

PLANEJANDO COM RECURSOS DA INTERNET




1. Dados de Identificação:

Site:
            http://
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=62

Atividade do site: Contando em Libras



Período de desenvolvimento da atividade: 


            
1 bimestre (ou mais dependendo do desenvolvimento da turma)

2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade:

            Leitura, atenção e raciocínio lógico



3. Habilidade a ser desenvolvida:


            Interpretação e compreensão matemática



4. Objetivos:

            Trabalhar os números de 0 a 9 em Libras numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental.




5. Conteúdo:

            Matemática (Números de 0 a 9)





6. Desenvolvimento da atividade:

            Em sala de aula trabalhar os números de 0 a 9, utilizando-se de material concreto (tampinhas, palitos e outros materiais) para que os alunos façam a relação de número e quantidade.
            Ao mesmo tempo, ensinar que os números são representados de uma outra maneira em Libras (explicar o que é libras, para que serve).
            No Site www.atividadeseducativas.com.br há uma área dedicada a Educação Especial. Escolhi a atividade Contando em Libras, disponível no link:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=62

             Após entrar no link, os alunos devem prestar atenção na imagem que representa cada número e tentar fazer com as suas mãos e fazendo interações com os colegas, um pedindo para o outro “adivinhar” que número estão fazendo com as mãos.
            Em seguida, clicar em “Iniciar Atividade”, os alunos deverão preencher em cada quadradinho o numeral correspondente aquele gesto/símbolo.

            Desta forma, os alunos aprenderão simultaneamente os números na linguagem dos ouvintes e também em Libras. Caso tenha algum colega surdo, poderão interagir com o colega e mesmo que não tenham o conhecimento em libras auxiliará os alunos quando tiverem contato com um surdo.

7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):

            Materiais manipuláveis e computador.


8. Estratégias de acompanhamento da atividade:

           
Acompanhamento individual das atividades desenvolvidas pelos alunos, tanto em sala de aula quanto pelo trabalho desenvolvido no computador.

9. Observações:
            Não devemos esperar ter um aluno surdo para trabalharmos com libras em sala de aula, este conhecimento deve ser para a vida do aluno para que o mesmo saiba se comunicar quando tiver um colega ou familiar surdo. Quando isto se inicia na infância o processo é muito mais rápido e os pequenos adoram. Práticas assim melhoram como um todo as formas de educação como também diminui-se o preconceito, quando as crianças desde pequenas aprendem que todos somos iguais na sociedade e temos os mesmos direitos e deveres.





Um comentário:

  1. Olá Jaque!
    Parabéns pela sua proposta de trabalho, pois contextualizou o trabalho de sala de aula com recursos digitais proporcionando novas aprendizagens, e ainda enfocando as diferenças, propiciando aos alunos a construção de um "novo olhar", um olhar mais inclusivo, que poderá transformar-se em atitudes inclusivas ao longo da vida.
    Abraços
    Cíndia

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