1. Dados de Identificação:
Atividade do site: Contando em Libras
Período de desenvolvimento da atividade:
1 bimestre (ou mais dependendo do desenvolvimento da turma)
2.
Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade:
Leitura, atenção e raciocínio lógico
Leitura, atenção e raciocínio lógico
3. Habilidade a ser desenvolvida:
Interpretação e compreensão matemática
4. Objetivos:
Trabalhar os números de
5. Conteúdo:
Matemática (Números de
6. Desenvolvimento da
atividade:
Em sala de aula trabalhar os números de0 a
9, utilizando-se de material concreto (tampinhas, palitos e outros materiais)
para que os alunos façam a relação de número e quantidade.
Ao mesmo tempo, ensinar que os números são representados de uma outra maneira em Libras (explicar o que é libras, para que serve).
No Site www.atividadeseducativas.com.br há uma área dedicada a Educação Especial. Escolhi a atividade Contando em Libras, disponível no link: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=62
Em sala de aula trabalhar os números de
Ao mesmo tempo, ensinar que os números são representados de uma outra maneira em Libras (explicar o que é libras, para que serve).
No Site www.atividadeseducativas.com.br há uma área dedicada a Educação Especial. Escolhi a atividade Contando em Libras, disponível no link: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=62
Após entrar no link, os alunos
devem prestar atenção na imagem que representa cada número e tentar fazer com
as suas mãos e fazendo interações com os colegas, um pedindo para o outro
“adivinhar” que número estão fazendo com as mãos.
Em seguida, clicar em “Iniciar Atividade”, os alunos deverão
preencher em cada quadradinho o numeral correspondente aquele gesto/símbolo.
Desta forma, os alunos aprenderão
simultaneamente os números na linguagem dos ouvintes e também em Libras. Caso
tenha algum colega surdo, poderão interagir com o colega e mesmo que não tenham
o conhecimento em libras auxiliará os alunos quando tiverem contato com um
surdo.
7. Recursos de apoio (por
exemplo, tecnologia assistiva):
Materiais manipuláveis e computador.
Materiais manipuláveis e computador.
8. Estratégias de
acompanhamento da atividade:
Acompanhamento individual das atividades desenvolvidas pelos alunos, tanto em sala de aula quanto pelo trabalho desenvolvido no computador.
Acompanhamento individual das atividades desenvolvidas pelos alunos, tanto em sala de aula quanto pelo trabalho desenvolvido no computador.
9. Observações:
Não devemos
esperar ter um aluno surdo para trabalharmos com libras em sala de aula, este
conhecimento deve ser para a vida do aluno para que o mesmo saiba se comunicar
quando tiver um colega ou familiar surdo. Quando isto se inicia na infância o
processo é muito mais rápido e os pequenos adoram. Práticas assim melhoram como
um todo as formas de educação como também diminui-se o preconceito, quando as
crianças desde pequenas aprendem que todos somos iguais na sociedade e temos os
mesmos direitos e deveres.
Olá Jaque!
ResponderExcluirParabéns pela sua proposta de trabalho, pois contextualizou o trabalho de sala de aula com recursos digitais proporcionando novas aprendizagens, e ainda enfocando as diferenças, propiciando aos alunos a construção de um "novo olhar", um olhar mais inclusivo, que poderá transformar-se em atitudes inclusivas ao longo da vida.
Abraços
Cíndia