segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relato de Experiência: Aplicação do Software Dos Vox com um aluno cego





Aplicação do Software Dos Vox com um aluno cego de 10 que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental.

         A proposta da atividade é que o aluno conheça uma nova tecnologia assistiva que o auxilie na escola. O aluno atualmente utiliza da tecnologia da escrita Braille.
         A intenção desta atividade é de que o aluno possa utilizar-se dos recursos do computador para ler e escrever.

        Na primeira aplicação da tecnologia com o aluno, a dificuldade foi com relação à localização das teclas no teclado, expliquei sobre as marcações nas letras F e J e fui ajudando primeiramente com relação a esta localização. Expliquei que no começo é assim mesmo, pois da mesma forma que no início é difícil com o Braille, com o tempo tudo fica mais fácil. No segundo encontro, a familiaridade com as teclas já estava melhor e com a minha mediação conseguimos ler e escrever utilizando-se do software, ele achou o máximo, afinal ele achava que não poderia usar o computador por conta da sua limitação. Contei a ele que tive um grande mestre na faculdade que era cego e que utilizava de uma tecnologia semelhante a esta nas suas aulas. Coloquei o vídeo do Professor Paulo Ross ( http://www.youtube.com/watch?v=CnKwWZneYhE ) no computador e ele pode ouvir o que meu professor dizia sobre as suas dificuldades e superações. Quando o vídeo terminou, ele me disse “também quero ser professor”. Fiquei, muito feliz, pois, pude plantar uma sementinha nesse aluno. No nosso terceiro encontro, continuamos com a mediação do uso do teclado e no uso do programa, desta vez com a presença da professora da classe, expliquei a ela como funciona o programa e incentivei a ela que continue este trabalho, inclusive indiquei a ela que faça a inscrição do curso Teleduc. A experiência foi muito gratificante, pois mesmo que em “pequenos passos”, o aluno teve a oportunidade de utilizar mais uma ferramenta que auxilie no seu processo de ensino. 
        A produção do aluno foi simples, mas muito proveitosa, pois se deve observar o tempo gasto, principalmente na apropriação do teclado. Utilizei de estratégias para que o aluno “decorasse” a ordem das sílabas como, por exemplo: Na primeira linha tem o “QWERTY” e o “POIUY” como se fossem nomes de personagens, assim ficou mais fácil. Fiz treinamentos de posicionamento de dedos (como eu dei aula de digitação em escola de informática achei que fosse uma maneira de facilitar o processo ao aluno).
         O trabalho foi simples e a “passos lentos”, porém qualitativo, pois a cada encontro o aluno apresentou pequenos progressos e muito entusiasmo. Acredito que o vídeo do Professor Paulo Ross, foi um vídeo de grande valor motivacional e fez com que o aluno tivesse vontade se “ser como ele” e vencer as barreiras das suas dificuldades. O legal é que o trabalho terá continuidade juntamente com a sua professora, a qual já se apropriou do software e de outros materiais que  repassei a ela.

Um comentário:

  1. Jaque!
    Parabéns pela sua atividade, pelo seu relato foi super válida.
    Lembrei de uma frase que gosto muito: "com coragem e perseverança muito se alcança"

    Sucesso nas próximas propostas de trabalho.
    Abraços
    Cíndia

    ResponderExcluir