Comunicação alternativa com
um aluno autista de 6 que cursa o 1º ano do Ensino Fundamental.
A proposta da atividade é que o aluno utilize a Comunicação Alternativa,
por meio de uma Prancha de comunicação com símbolos, fotos e figuras,
como tecnologia assistiva para que o auxilie na escola.
A intenção desta atividade é de que o aluno aumente suas
formas de comunicação com a professora e os colegas da sua classe.
A
pasta contém várias imagens de comunicação com
símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados
por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor
de moldura diferente. Assim quando o aluno deseja algo ele aponta
para a imagem, melhorando a comunicação deste aluno com a classe.
Este
aluno mudou para a minha escola no início do mês de maio, ele apresentava
dificuldades na comunicação, por exemplo, não pedia para ir ao banheiro e também
não comia no recreio.
A
pasta com as imagens de comunicação alternativa já estão dando resultado, pois
agora quando este aluno quer ir ao banheiro ele aponta para a imagem, assim
como também aponta para a imagem da comida para saber o que terá de lanche no
recreio e outras necessidades que o aluno apresenta.
Fontes que auxiliaram no processo deste
encaminhamento:
Olá Jaque, seu relato demonstra o quanto o uso de recursos em Tecnologia Assitiva pode contribuir para as aprendizagens dos alunos.
ResponderExcluirOs pequenos progressos representam grandes vitórias para os nossos alunos especiais.
Sucesso no seu trabalho.
Abraços!!!
olá, jaque realmente a gente aprende muito neste curso.minha outra escola de Educação especial utiliza este meio de comunicação com alunos autista.mas as figuras são divididas, pois onde o aluno vai leva uma figura de acordo com o que se relaciona. gostei de seu blog. Parabéns
ResponderExcluir